quarta-feira, 24 de agosto de 2011

…MANIFESTO: QUERO MEU LADO MULHERZINHA DE VOLTA……” Primeiramente devo dizer: a culpa não é de ninguém. Não me atirem pedras, nem queimem meus sutiãs que me são tão raros, caros e meus. Ando pensando muito na questão ying/yang na sociedade e dentro de nós e o que eu vejo não são mulheres independentes e felizes com seus novos papéis, nem homens satisfeitos com um ter-que-ser que não combina com seus antigos moldes. O que enxergo são homens e mulheres perdidos e insatisfeitos, loucos por colo e amor, e loucos de saudade. Eu quero ser mulher de novo, estou cansada de virar homem tantas vezes ao dia, tendo que resolver a vida e o mundo. Tenho que trabalhar, pagar contas, impostos, saber tudo sobre contabilidade, escrever, recitar Vinicius, ter uma bunda dura, um cabelo macio, quinhentos e cinqüenta e cinco cheiros gostosos pelo corpo, pés e mãos bem feitos, saber o que está passando no cinema, ler de Sartre a Vogue, ajudar a família e amigos, colocar os quadros novos na parede, responder e-mails e estar Linda e com a pele fresca para quando aquela pessoa que você joga charme há meses te chamar pra sair. Ok, você toma banho em segundos, reclama com sua mãe enquanto procura o que vestir (a eterna dúvida do primeiro encontro) e tenta se focalizar em ser mulher. Apenas mulher. E o interfone toca e você está com duas blusas na mão, nenhum sapato no pé e uma interrogação bem no meio DA maquiagem. O espelho não mente: você está ligeiramente Linda, confusa e cansada. Mas pega a bolsa e vai...(afinal, arriscar é viver). No caminho você pensa, enquanto passa o batom: o mundo está invertido ou será que sou eu? E você não encontra respostas mas encontra o cara. Parado. Mudo. Com um olhar bonito e alguma expressão que você não entende. Aí tem a mesma imagem de minutos atrás. Vê o ponto de interrogação bem no meio DA cara dele. O cara não sabe o que fazer. Não sabe se abre a porta do carro, se escolhe o restaurante, se te beija, se te come ou manda embrulhar, se manda flores no dia seguinte, se conversa sobre poesia, sobre filhos ou musculação, tudo porque ele está na dúvida se você vai achar lindo ou se vai rir na cara dele. Tudo porque ele está perdido, mas...caramba, você também está! Não sabe se ele tem a mente aberta como aparenta ou se é mais careta que seu tio. E ninguém se percebe. O cara te acha inteligente, gostosa, divertida, e acha que você é moderna demais pra gostar de uma mensagem fofa no dia seguinte. Meninos, é mentira. A gente gosta. Tem gente que pode não gostar, mas eu gosto. Vivemos num momento de transição e conflitos, mas FICA difícil de entender. Nada mais normal. Eu, por exemplo, trabalho, tenho minha Casa, sou forte por acaso, mas tenho meu lado mulherzinha que não me deixa. Sou emotiva, sensível, choro à toa, rodo a baiana mas espero o telefone tocar, tenho meus nhem nhem nhens e estou cansada. Cansada de ser racional. Cansada de ser "bem resolvida", cansada de tomar a iniciativa, cansada de ser homem em cima do salto. Por isso, em Nome do meu equilíbrio, DA falsa modernidade e dessa bagunça que virou um simples abrir-e-fechar de portas, eu me atrevo a dizer: toda mulher tem seu lado mulherzinha. Rapazes, sejam fortes e persistentes, nós somos complicadas, mas contamos com vocês!" Martha Medeiros


Um comentário:

  1. Depois de Caio F. Abreu (que eu adoro) a próxima febre ja tem nome: Marta Medeiros (que também adoro). Beijos. Adorei o blog.

    ResponderExcluir